Logotipo do Jornal de Resenhas
Luiz Felipe Sahd - 122 - Julho de 2022
O surgimento de novas lógicas de expulsões
Foto da capa do livro Expulsões: brutalidade e complexidade na economia
Expulsões: brutalidade e complexidade na economia
Autor: Saskia Sassen
Tradução: Angélica Freitas
Editora: Paz e Terra - 336 páginas
Foto do(a) autor(a) Luiz Felipe Sahd

Saskia Sassen recebeu merecida reputação como pensadora que não se esquiva a grandes questões. Seu livro Expulsões. Brutalidade e complexidade na economia global compartilha com suas obras anteriores uma considerável ambição, pois ela ataca com entusiasmo questões de importância planetária para oferecer seus pontos de vista sobre como o poder é exercido e as desigualdades são criadas no século XXI. De fato, Expulsões oferece um catálogo de tudo o que nos aflige, desde a “financeirização” da economia (magistralmente tratada no capítulo terceiro) até a crescente desigualdade e o agravamento do abuso de nossos recursos naturais. Mas o livro é mais do que isso. Seu principal argumento é que as mudanças que testemunhamos nas últimas três décadas são de caráter sistêmico e representam uma fase qualitativamente nova do nosso sistema econômico: até a década de 1980, o capitalismo trabalhava de mãos dadas com o keynesianismo e o Estado de bem-estar para produzir inclusão. A nova fase é de “expulsão” sistêmica, onde uma dinâmica semelhante está se desenrolando em vários domínios das atividades humanas. Este é o resultado da implantação desenfreada de conhecimento, tecnologia e a lógica de acumulação de capital pela qual, previsivelmente, os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres, e onde todos os seres humanos enfrentam mais execuções hipotecárias, apropriações de terras, escassez de água, terremotos e muitas outras calamidades.

Como os pensadores críticos devem conceituar a fase neoliberal da globalização capitalista? O que o distingue da fase keynesiana anterior do período pós-guerra? Esta é a pergunta que Sassen se propõe a responder ao identificar as tendências sistêmicas que estão por trás das brutalidades multifacetadas do capitalismo contemporâneo: a busca obstinada do crescimento do PIB por meio da austeridade na Europa e do ajuste estrutural no Sul global; o encarceramento em massa de populações excedentes nos EUA; apropriação de terras corporativas neocoloniais na África; a proliferação de reintegrações de posse na esteira da crise das hipotecas subprime; e a destruição ambiental sem precedentes causada pelas mais recentes técnicas de produção industrial e extração de recursos. Sassen argumenta que é esclarecedor estudar essas brutalidades “extremas”, pois elas representam a “borda sistêmica” e são indicativas de “tendências subterrâneas” globais que atravessam diferenças na economia política e na geografia. Estudar estes processos político-econômicos ocultos (“subterrâneos”) que estão erodindo o bem-estar social por meio da violência estrutural da “expulsão” (p. 251).

Semelhante ao trabalho de David Harvey (The “New” Imperialism. New York, NY: Oxford University Press, 2003), Sassen defende a tese segundo a qual o capitalismo neoliberal é caracterizado por processos violentos de acumulação primitiva, à medida que mecanismos cada vez mais complexos produzem resultados cada vez mais brutais. Em nenhum lugar essa combinação de complexidade e brutalidade é mais gritante do que nas recentes inovações no financiamento imobiliário subprime que geraram enormes lucros para especuladores, ao mesmo tempo em que deixaram milhões de pessoas desabrigadas – um processo que a autora descreve como uma “classificação selvagem de vencedores e perdedores” (p. 163). Embora descrever a globalização neoliberal em termos de um processo de “novos recintos” certamente não seja novidade, o livro de Sassen representa uma importante contribuição para a discussão em curso sobre o caráter contemporâneo da acumulação primitiva. Se Marx entendia a acumulação primitiva como o meio pelo qual as pessoas eram incorporadas ao processo de produção capitalista como trabalhadores despossuídos que não tinham nada além de seu trabalho para vender, o argumento-chave de Sassen, no entanto, é que enquanto a fase keynesiana do capitalismo foi caracterizada pela inclusão das pessoas como trabalhadores e consumidores, as novas formas de acumulação primitiva são caracterizadas por uma dinâmica de “expulsão”. “Hoje a acumulação primitiva é executada por meio de operações complexas e de muita inovação especializada, que vai desde a logística das terceirizações até os algoritmos das finanças” (p. 21), escreve a autora para caracterizar as “formações predatórias” da “concentração extrema” (p. 22).

Ao explorar muitas questões de grande escala (como o “fraturamento hidráulico”, apropriação de terras, capitalismo financeiro e mudanças climáticas), todas questões que não podem mais ser mantidas dentro dos limites dos estados-nação, ela descreve tendências globais emergentes que levam a um caminho particular: em direção à expulsão. A raiz latina de expulsão, expellere – expulsar – já pode fornecer uma indicação da potência do conceito-chave de Sassen: as expulsões são de natureza contundente e deliberada, nas quais um momento de brutalidade é inerente. As expulsões, sugere Sassen, também são um sintoma importante que sinaliza o alvorecer de uma nova era: alcançamos uma nova fase do capitalismo global, ou melhor, estamos agora na borda sistêmica, onde tanto o velho quanto o novo ainda têm uma verdadeira influência em nossas vidas. E a dinâmica chave neste limite é a expulsão de diversos sistemas em jogo – econômico, social, biosférico (p. 251).

Em nossa tentativa de manter a máquina de crescimento funcionando, estamos tornando os humanos cada vez mais obsoletos: por exemplo, quando camponeses empobrecidos são expulsos de suas terras para dar espaço a agronegócios estrangeiros; ou quando um número cada vez maior de populações aptas é excluído do mercado de trabalho e, em vez disso, armazenados em prisões, centros de asilo ou favelas. Durante a crise econômica, 13 milhões de pessoas foram despejadas de suas casas somente nos Estados Unidos. No entanto, Sassen não para com a expulsão violenta de pessoas do sistema capitalista. Ela insiste sobre a expulsão de economias inteiras, com o caso grego aparecendo com destaque em seu livro. A Grécia fornece um cenário em que a economia de um país contraiu 30%, após o que foi declarado em “estado saudável” novamente por poderosas agências de classificação e outros atores. E, finalmente, ela aborda a expulsão de várias matérias físicas da biosfera: o “fraturamento hidráulico” e as tecnologias semelhantes facilitam a extração de minerais de maneira tão brutal que seções cada vez maiores de terra “morta” e água “morta” são abandonadas como um subproduto infeliz. Esses vastos trechos de terrenos inabitáveis ​​são um lembrete vivo do crescimento que deu errado, e é o aumento da complexidade, acredita Sassen, que é um fator chave para a destruição em larga escala que está surgindo ao nosso redor: “Nossas economias políticas avançadas criaram um mundo em que a complexidade tende a produzir brutalidades elementares com demasiada frequência” (p. 10). E “quanto mais complexo um sistema é, mais difícil é de entender, mais difícil é de assinalar com precisão as responsabilidades, e mais difícil é que qualquer pessoa dentro dele se sinta responsável” (p. 256).

Em um parágrafo particularmente rico, Sassen explica sua ideia de viver no limite sistêmico comparando nossos tempos atuais com o início da industrialização na Inglaterra: uma visão panorâmica da Inglaterra naquela época, ela argumenta, teria proporcionado uma espécie de ilusão de ótica, deixando o espectador com a impressão de uma economia predominantemente rural. No entanto, as “ovelhas da terra estavam agora alimentando as máquinas nas fábricas da cidade. Tanto as ovelhas quanto as máquinas estavam no limite sistêmico: estavam entrando em uma nova era industrial urbana, embora a ordem visual mais ampla fosse a de uma economia rural” (p. 212). Mas linhagens históricas, modos cíclicos de capitalismo e o funcionamento de longo prazo em que David Harvey descreveu como “acumulação por espoliação” infelizmente não desempenham um papel muito importante no livro de Sassen. Os leitores interessados ​​em discernir como as “expulsões” podem ser diferenciadas de formas anteriores de expropriação que sempre foram tão integrantes do funcionamento do capitalismo ficam apenas com a vaga resposta de que “o que pode ser diferente hoje é a complexidade dos componentes-chave” (p.  221).

Seja como for, se a vinheta inglesa mostra que uma sociedade agrária estava colidindo com uma sociedade decididamente industrial naquele momento específico, contra o que Sassen estaria opondo sua nova era de expulsões? É o keynesianismo que está sendo expulso agora. A lógica mais fundamental por trás da tradição keynesiana, argumenta a autora, tem sido a da incorporação, que em certo sentido é exatamente o oposto da lógica atual das expulsões: “Mas o mundo que começamos a construir no dia seguinte à devastação, iniciando no Ocidente, em especial após a Segunda Guerra Mundial, era o mundo impulsionado por uma lógica de inclusão, por esforços combinados para trazer os pobres e os marginalizados até a corrente política e econômica dominante” (p. 252). O crescimento naquela época também era um meio para avançar o projeto do Estado de bem-estar social, enquanto hoje serve apenas aos interesses corporativos em detrimento das pessoas. Indivíduos comuns costumavam possuir algum tipo de valor intrínseco nos velhos tempos como consumidores em potencial, afirma Sassen, mas a lógica capitalista hoje apenas implica sua expulsão brutal, pois um número cada vez maior de pessoas não é mais considerado útil ao funcionamento do sistema.

Desta maneira, em cada um dos capítulos do livro, Sassen compila uma grande quantidade de dados secundários para registrar em detalhes extensivos como o capitalismo contemporâneo produz expulsões violentas em todo o mundo. O Capítulo 1 explica como as políticas de austeridade se baseiam na expulsão de trabalhadores e consumidores das economias formais em contração, resultando em desemprego crescente, sem-teto e encarceramento em massa. O Capítulo 2 detalha como as políticas de ajuste estrutural destruíram economias e enfraqueceram governos em todo o Sul global, permitindo que o capital estrangeiro reduzisse esses territórios a espaços de extração de recursos naturais e commodities agrícolas, resultando na expulsão de pequenos agricultores. No Capítulo 3, Sassen apresenta uma visão geral dos efeitos destrutivos das inovações que possibilitam a “financeirização” de diferentes setores econômicos. Com foco na securitização da habitação, ela demonstra que a consequência foi a expulsão de americanos de baixa renda de suas casas recuperadas.

O conceito de expulsões de Sassen é importante porque demonstra a necessidade de reconsiderar nossa compreensão da acumulação primitiva para a atual fase do capitalismo. No entanto, há partes do livro em que o material empírico fica um pouco desconfortável dentro do argumento teórico abrangente. No Capítulo 4, Sassen cataloga numerosos estudos de caso de destruição ambiental e argumenta que esses processos representam a expulsão de “segmentos da biosfera”, abandonando áreas de terra e água mortas (p. 245). Embora ela argumente que há um paralelo entre esta e as outras expulsões discutidas nos capítulos anteriores, essa comparação não é explicada com muitos detalhes e pode parecer um pouco tênue. Como resultado, o argumento é mais convincente quando se concentra nas dinâmicas em mudança de inclusão e exclusão entre as eras keynesiana e neoliberal no que diz respeito às pessoas como trabalhadores e consumidores.

Então, qual é a alternativa a essa ordem econômica global caracterizada por crescente complexidade e brutalidade? “O que vem depois?”, pergunta a autora. Os oprimidos de hoje foram expulsos e “sobrevivem a uma grande distância de seus opressores” (p. 19). Acrescente-se a isso que o opressor “é cada vez mais um sistema complexo que combina pessoas, redes e máquinas, sem ter um centro visível” (p. 19-20), apesar disso a autora parece sugerir que “há lugares em que tudo se reúne, onde o poder se torna concreto e pode ser desafiado, e onde os oprimidos são parte da infraestrutura social pelo poder. As cidades globais são um desses lugares” (p. 20).

Em suma, embora tenha o cuidado de enfatizar que não quer romantizar a era do pós-guerra, Sassen frequentemente se refere ao capitalismo keynesiano como uma alternativa mais inclusiva à busca estreita do lucro corporativo a todo custo, e prescreve um retorno ao investimento na manufatura como alternativa ao “financeirizar” da economia. Essa tendência de buscar respostas em uma fase anterior do capitalismo parece estranhamente a-histórica e o livro de Sassen não dá conta das mudanças nas condições que levaram ao colapso da produção fordista e à virada neoliberal na segunda metade do século XX. Como a própria autora reconhece quando pede o “reconhecimento conceitual dos espaços dos expulsos” (p. 263), em vez de lamentar a morte de uma forma anterior de capitalismo, devemos olhar para as novas formas de democracia sendo pioneiras nos assentamentos informais de Durban e nas praças públicas de Madri em busca de pistas sobre como seria a alternativa ao governo corporativo. “De modo geral, os espaços dos expulsos clamam por reconhecimento conceitual. São muitos, crescem e se diversificam. São condições conceitualmente subterrâneas que precisamos trazer para a superfície. São, em potencial, os novos espaços para a criação: de economias locais, de novas histórias e de novas formas de pertencimento” (p. 263). No final da triagem selvagem, há esperança de ser encontrada entre as ruínas. Como os oprimidos podem se unir, no entanto, ainda não está claro. Essa exclusão é sintomática de Expulsões, obra de leitura fascinante, mas que acaba deixando muitas perguntas sem respostas.

LUIZ FELIPE NETTO DE ANDRADE E SILVA SAHD é professor do departamento de filosofia da UFC.


Luiz Felipe Sahd
Top